A parceria entre a
Associação Brasileira de Angus (ABA) e a rede McDonald's, que lançou hambúrgueres premium com
carne angus em novembro de 2011, já rendeu aumento de 30% da demanda por essa
carne no Brasil, segundo a entidade. O reconhecimento do selo de qualidade
criado pela ABA também segue valorizando o preço do produto. O quilo do boi vivo no Rio
Grande do Sul, para onde se estendeu recentemente a distribuição, está em média
R$ 3,25 e o programa da associação ainda paga de 4% a 10% a mais do que o valor
de mercado para o produtor, dependendo da idade do animal. Após a consolidação
da parceria com o McDonald's, conforme a associação, o novo desafio é exportar
os cortes certificados.
– O mercado nacional,
que só conhecia as carnes importadas da Argentina e do Uruguai como cortes de
qualidade, está comprando cada vez mais o angus do Brasil – afirma o
proprietário da Cabanha Catanduva e criador de gado da raça, Fábio Gomes.
Desde o início de
maio, consumidores gaúchos encontram dois sanduíches feitos com angus na rede
de fast food. A ideia, segundo o diretor da
rede de fornecimento do McDonald's do Brasil, Celso Cruz, foi unir qualidade e
bom preço ao consumidor.
– Pela primeira vez, colocamos no mercado um
hambúrguer nobre produzido com carne de angus. O consumidor brasileiro tem tido
muito boa receptividade em relação ao produto, incluindo o público gaúcho –
aponta.
O diretor do
programa carne angus certificada da ABA, Reynaldo Salvador, também se diz
satisfeito com os resultados alcançados até o momento. Em 2011, foram
certificados quase 200 mil animais no
país, contra apenas 20 mil em 2003, quando o programa iniciou.
– De cada cinco terneiros cruzados que nascem no
Brasil hoje, quatro tem genética angus – informa Salvador.
Fonte: Zero Hora.
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