A seca parece não ter fim mesmo, o mês de agosto pelo jeito vai ser o 11º ,mês seguindo com chuvas a baixo da média. E está seca não atinge só o nosso estado, o País da Argentina também sofre com ela e os E.U.A, que estão na fase crucial de suas lavouras de Grãos.
Produtores de arroz, que estão com suas barragens secas e sem expectativas para que elas encham, além dos bancos não estarem liberando financiamento, já que eles não possuem água para irrigar suas lavouras. Com isso estão partindo com tudo para soja, a final as vargens estão bem secas e soja está valendo bem, mas tem que ter muito cuidado, que depois para colher pode complicar, basta fazer alguns dias chuvosos, a final pra abril, maio de 2013 deve estar chovendo bem, sei lá..
E os produtores que fizeram altos investimentos nos sistemas de irrigação que é um excelente alternativas, andam perdendo o sono, pois não conseguem fazer com que sãs barragens junte água, e eles como se tratam de Agricultores, não pode desviar água de sanga, rio como no meio urbano.
GREVES : Nos últimos anos, todos os servidores públicos estão entrando em greve, a final é um “direito” deles. Mas a os dos ficais agropecuários que é da minha área está causando um transtorno e tanto, que muitos de nós não sabemos, é que os portos de Paranaguá e de Santos estão com navios parados aguardando para atracar, e as filas chegam a cerca de 120 navios, e cada navio desses custo em média U$S 40mil / dia, ou seja quase U$S 5milhões/ dia é 10 dias parados são U$s 50 milhões e este valor é repassado para quem? Para os produtores e a população em geral. Mas o problemas dos portos não é de hoje que vem, ele só aumento com a paralisações. O que me preocupa é que tentamos cada vez produzir mais o que ocasionar numa maior demanda de exportações, e um porto para ser construindo e começar operar leva 10 anos, é teremos longos 10 anos recebendo menos pelos produtos produzidos e pagando mais pelo que importamos, pois este custo de U$S 40 mil diários é repassado.
E.U.A : O País norte Americano diminui ainda mais suas expectativas de produção de soja e milho. Em julho a expectativa de produção média de soja era de 45 sacas/Há e hoje passou para 40 sacas, já no milho onde se esperava colher em julho uma média de 153sacas/Há passou para 140 sacas/Há.