segunda-feira, 30 de abril de 2012

Área de trigo deve aumentar 10% em relação à safra passada no Rio Grande do Sul


Diferente de países como os Estados Unidos, onde a agricultura de precisão já está presente em cerca de 70% das lavouras, no Brasil, este número é menor que 10%. Essa técnica possibilita ampliar a produtividade, diminuir o impacto ambiental e pode gerar cerca de 20% de redução nos custos de uma safra. Ela utiliza softwares e equipamentos como GPS e controladores eletrônicos para fazer controle preciso da aplicação de insumos, correção da terra e plantio. Soluções para este segmento serão apresentadas durante um dos principais eventos de agronegócio no país: a Agrishow 2012, em Ribeirão Preto (SP), entre 30 de abril e 4 de maio.

Uma das novidades que serão demonstradas na feira é a nova geração do Sistema Arvus de Agricultura de Precisão Titanium. O equipamento pode ser acoplado em qualquer máquina agrícola e permite fazer o controle eletrônico da pulverização e da aplicação de insumos a taxas variáveis. Possui guias de navegação e um software para gerenciamento de atividades e recomendação de insumos. “Nossos produtos são desenvolvidos especialmente para a realidade brasileira. Por isso, conseguimos entender as diferenciações de cada região, os tipos de solo e demandas que não são supridas por tecnologias importadas”, avalia Bernardo de Castro, presidente da Arvus Tecnologia, empresa que produz a Linha Titanium.

A nova geração do sistema, lançada em 2012, traz mais funcionalidades e design moderno, que oferecem maior praticidade aos operadores do aparelho. “No projeto, fortalecemos, além dos fatores de usabilidade, os atributos fundamentais dos produtos da Arvus, que são a robustez, simplicidade e precisão”, destaca o diretor comercial, Gustavo Raposo. De acordo com o diretor de pesquisa e desenvolvimento, Adriano Naspolini, “este sistema é a evolução de outros dois que havíamos projetado anteriormente. Sua principal vantagem é que o operador menos qualificado não vai ter medo de mexer no equipamento, que é o que geralmente acontece com equipamentos importados. Fizemos um sistema extremamente simples e eficaz, um sistema capaz de ajudar o agricultor desde o plantio até o momento da colheita”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário